Skip to content
Cães e PetsO mundo dos Cães e Pets em geral
  • Início
  • Outros

Shar Pei – Conheça mais sobre

03/01/2018 0 comentários Artigo Raças de Cães

No passado foi bastante usado também como cachorro de guerra na China.
Em 1978, esta espécie entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como sendo o cachorro mais raro do mundo.
O nome Shar Pei quer dizer “pele de areia”, em referência à textura crespa e arenosa da sua pele. No momento em que alisada para trás, essa pele crespa pode ser desconfortável, e até mesmo machucar a pele de uma pessoa mais frágil.

A Origem da Raça Shar-Pei

guia-shar-pei O Shar Pei pode ter vivido nas províncias do sul da China desde a Família Han (cerca de 200 antes do nascimento de Cristo ). A certeza surge no século XIII, em arquivos que detalham um cachorro enrugado e provam a presença da espécie. Suas origens são desconhecidas, entretanto como somente ele e o Chow-chow possuem a língua azul-escura, e ambos são originários da China, é possível que tenham o mesmo ancestral.
A origem do Shar-pei é complicada de relatar, pois a grande parte dos registros em relação a seu passado se perderam quando a China se transformou em comunista. Naquele período, os Shar-Peis auxiliavam os camponeses, cumprindo papéis de cachorro de guarda, predador de javali e cachorro de luta. Após o comunismo, a grande maioria dos cachorros chineses foi aniquilada, sobrando poucos remanescentes fora dos grandes centros.
Determinados Shar-Peis foram desenvolvidos em Hong Kong e Taiwan e o Kennel Club de Hong Kong aceitou a raça no ano de 1968. Naquele período, alguns espécimes foram à América, mas o período decisivo ocorreu no ano de 1973, com a edição de um artigo avisando produtores da América em relação aos números mínimos de cães da espécie. Exposto como o cão menos usual do planeta, os criadores brigavam pelos poucos Shar-Peis disponíveis. Por isso, a raça passou da quase extinção ao ápice da notoriedade e é uma das espécies mais buscadas do continente americano.

Aspectos Físicos do Cão da Raça Shar-Pei

caracteristicas-shar-pei O Shar-Pei detém uma pelagem macia, com rugas extensas na pele, que são mais presentes quando os cães ainda são filhotes. Esse é um cão muito vigoroso, corpo físico compacto, medindo tamanho análogo a 45 a 50cm de elevação da cernelha, medida exclusiva de um espécime adulto.
É um cachorro considerado eficaz como cão pastor e para farejar. Anatomicamente ele possui uma carranca e sua cavidade bucal colorida de preto, o que, consoante os chineses, repeliria os espíritos cruéis e a altivez de sua postura comprovaria que jamais teriam sido desafiados.
A raça possui orelhas pequenas e de formato retangular, tombadas em direção aos olhos. Sua cauda é tombada em direção ao tronco e sua pelagem é curta e ouriçada. A pelagem aveludada é encontrada em colorações uniformes, as as mais famosas são o preto, avermelhado, vermelho castanho, mogno, fulvo avermelhado, fulvo claro, areia, creme ártico e azul.

Temperamento da raça Shar-Pei

O Shar-Pei é um cachorro extremamente leal, sentinela, dedicado à família, protetor e autossuficiente. Em geral, é um cachorro retraído com pessoas que nunca viu, o que define sua criação como cachorro sentinela. Costuma ser um cão fechado, de temperamento autossuficiente, em contrapartida, é notavelmente dedicado, carinhoso e próximo à família.
Esta é uma raça indicada para donos experientes, que consigam orientar e disciplinar o filhote desde filhotinho. Os filhotinhos da espécie Shar-Pei carecem de uma socialização precoce, junto a outros espécimes, crianças e pessoas desconhecidas ao círculo doméstico. Mesmo os cachorros bem socializados e perfeitamente educados, conservam suas características de cachorro de guarda depois de adultos.
Apesar de revelar um comportamento bastante alerta, o Shar-Pei é considerado um cão silencioso, ladra somente se necessário, ou para dar o alarme em situação de perigo, ou no decorrer das brincadeiras com toda a família. Independente de ser sagaz, o cão dessa espécie pode mostrar-se teimoso no decorrer do treinamento de disciplina, na maioria dos casos por seu comportamento autossuficiente e defensor.

Benefícios de Ter um Cachorro Shar-Pei

Shar-Pei pode parecer infeliz ou depressivo, mas quando você brincar com um, vai notar que ele é divertido e malandro, a melhor parceria para rolar no gramado. Eles são afáveis e excessivamente devotos à família, criam laços fortes e se apegam muito aos indivíduos que tomam conta dele.
O Shar-Pei é um cão voltado para a caça, especialmente de gado e outros espécimes. Independente de possuir este comportamento, adora correr e brincar com a criançada. Brincadeiras com pertences e bolas sempre são bem-vindas e isto necessita de ser feito constantemente a fim de que o cão não se sinta triste e desamparado.
Independente de não ser bem ativo, é um cão muito devotado e protetor de seus familiares. Será capaz de ser fechado e até mesmo bastante receoso com desconhecidos. O Shar-Pei tem habilidades de caça independente de comumente se dar bem com outros animais domésticos da família.

Vantagens de ter um Shar-Pei

A maioria dos cachorros desta raça não late muito, podem dar uma latidinha vez ou outra como maneira de se comunicar com o proprietário. O Shar-Pei vive bem em apartamento, contanto que passeie diariamente, e aprende com facilidade a fazer xixi e cocô no local certo.
Além disto, o Shar-Pei se dá bem com crianças, entretanto precisa ser habituado precocemente a ter contato com vários humanos para se dar bem com pessoas desconhecidas. Aprecia estar na companhia de crianças para gastar energia e se divertir trazendo bolinhas e fazendo peripécias para chamar a atenção.
Esta espécie apenas aceita e acata ordens de seu responsável, inclusive não deixa que estranhos lhe acariciem ou passem as mãos na sua cabeça e, devido ao seu temperamento dominador, tem também uma vasta dificuldade de se relacionar e viver com outros cachorros.

Distúrbios habituais do Shar-Pei

problemas-shar-pei As típicas rugas do Shar-Pei requerem cuidados especiais, uma vez que entre suas dobras juntam-se facilmente sujeira e umidade, sendo capaz de acarretar caspa, dermatite e micose e eventuais lesões na pele (que podem evoluir para um tumor na pele) e mesmo cheiro ruim. Para evitar este quadro, a única sugestão confiável é preservar o cão sempre bem seco e higienizado. De preferência depois do banho, o proprietário deve enxugá-lo com uma toalha e deixá-lo ao sol a fim de acabar com os resquícios de umidade.
As rugas da cabeça podem também causar problemas na visão, especialmente se caem em frente aos olhos, porque acabam fazendo com que as pálpebras e cílios penetrem nos olhos (entrópio), causando uma irritação que pode evoluir para lesões nas córneas, levando à cegueira. Com a finalidade de evitar isso, sugere-se que se dê 3 pontos nas pálpebras do cão ainda filhote a fim de que se formem “pregas” que impedem que as pálpebras caiam sobre os olhos. Este método só surte efeito quando o cão é filhote.
Outro problema característico ao Shar-Pei é a febre graças a um mau funcionamento urinário e fígado, tem dificuldade em eliminar as toxinas do corpo. O cão subitamente fica com febre elevada. Pode chegar a ter dores na articulação, dificultando a movimentação. Os sinais tendem a desaparecer sozinhos, porém podem retornar a qualquer momento e acabam levando à morte. A doença não tem cura. Pesquisas demonstram que esse distúrbio é hereditário e que foi agravado pelo excesso de consanguinidade da qual a espécie foi vítima.
O Shar-Pei é capaz de apresentar ainda hipotiroidismo, que faz com que o cachorro perca pelo e sua pele engrosse bastante. Em casos extremos, ocasiona esterilidade, especialmente das fêmeas. O Shar-Pei é ainda por cima propenso à hipertermia, em razão de sua pele grossa e abundante, que retém o calor no organismo e faz a temperatura interna aumentar tanto, a ponto de levar à morte. Dessa maneira, é extremamente primordial não submeter esta espécie a exercícios em horários muito quentes e nem mantê-lo sob o sol, mesmo que seja de manhã.
Há ainda alguns cães com mordedura prognata (dentes da parte da frente da arcada inferior fecham em cima da arcada superior). Apesar de não ser uma doença, é visto como um defeito provocado pelos cruzamentos. O padrão pede mordedura em tesoura (semelhante à do homem).

Como Cuidar de um Shar-Pei

Como qualquer animal doméstico, é necessário ensinar o Shar-Pei desde novo. O dono deve seguir uma rotina nutricional a fim de não modificar seu vulnerável sistema digestivo. Aconselha-se alimentação com alta gama e o mínimo de proteína animal. O excesso de proteína animal é capaz de complicar sua saúde e inclusive proporcionar alergias.
O Shar-Pei detesta o frio, contudo aprecia deitar no sol. Tem uma gordura corporal que o protege contra diversos bichinhos e por isso apenas é sugerido dar banho uma ou duas vezes por ano, no máximo, pois demora a fim de que recupere esta gordura tão especial.
Após um longo passeio, é recomendado higienizar os olhos e ouvidos com bastante cuidado e passar uma toalhinha úmida nos pelos.

Filhotes do cão Shar-Pei

O filhotinho do Shar-Pei é uma bolinha cheia de ruguinhas, sendo improvável não se apaixonar. Os Shar-Peis costumam chamar muito a atenção por ter uma aparência bastante exótica. Graças a essas ruguinhas são considerados os cachorros mais enrugados do mundo! São capazes de ser bastante calmos com todos os familiares, mas são mais sérios com pessoas desconhecidas. Quando filhotinhos, as rugas tomam conta de toda a sua estrutura física, contudo, quando adultos, permanecem simplesmente na região em cima da cabeça, no pescoço e nos ombros.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Categorias

  • Outros
  • Raças de Cães
  • Videos

Posts recentes

  • Tosa Yorkshire Macho
  • Quando os caozinhos realmente param de crescer?
  • O amado Shih-Tzus
  • Shar Pei – Conheça mais sobre
  • Entenda tudo a respeito do Schnauzer

Tags

pug schnauzer

Copyright Cães e Pets 2022 | Theme by ThemeinProgress | Proudly powered by WordPress