
O amado Shih-Tzus
A menor espécie oriunda do Tibet é o Shih Tzu;
O nome Shih-Tzu foi dado na China e quer dizer “pequeno leão”;
Eles inclusive receberam o nome de Chrysanthemum canino, pois o pelo na face cresce em todas as direções, como as pétalas da flor;
Reza a lenda, os Shih-Tzus repousavam na cama, nos pés de nobres chineses com o intuito de esquentá-los;
Shih-Tzu era a espécie oficial da Dinastia Ming – Shih-Tzus foram adorados no território chinês no decurso de anos e anos, entretanto especialmente no decorrer da Dinastia Ming;
Após a invasão britânica na China, apenas 7 cadelas e sete machos da espécie continuaram vivos. Quer dizer, todos os Shih-Tzus da atualidade descendem desses catorze cachorros;
O Shih-Tzu tem o impressionante número de 19 combinações de colorações na pelagem;
O Kennel Club de Beijing, quando especificou o parâmetro da espécie Shih-Tzu, não economizou na licença poética. “A cabeça de leão, a cara redonda como uma coruja, os olhos lustrosos de um dragão, a língua oval em forma de uma pétala de peônia, a boca de um sapo, dentes como grãos de arroz, orelhas como folhas de palmeira, o torso de um urso, as costas largas como um tigre, a cauda de uma fênix, as pernas de um elefante, dedos como uma cadeia de montanhas, pelo amarelo como um camelo e a movimentação de um peixe”;
O filme “7 Psicopatas e um Shih-Tzu” conta a história de um escritor de filmes que se envolve sem intenção no submundo do crime de Los Angeles após seus amigos exóticos sequestrarem Bonny, o amado Shih-Tzu de um gângster;
Celebridades que têm, ou já possuíram, um Shih-Tzu: Dalai Lama, Beyonce, Bill Gates, Rainha Elizabeth, Mariah Carey, Colin Farell, Geri Halliwell, Nicole Richie.
A Origem da Raça Shih-Tzu
Formada provavelmente a partir do acasalamento dos pequeninos cachorros sagrados tibetanos, com os antepassados do Pequinês contemporâneo, a espécie Shih-Tzu foi levada para o continente europeu em torno de 1930 e, desde então, numerosos cães foram desenvolvidos por todo o continente.
Na fé budista, o Leão é visto como um animal-atributo da divindade e, em várias pinturas antigas, o próprio Buda está exposto próximo a um leão. Provavelmente, por este motivo, o Shih-Tzu, uma das raças com aspecto de leão, e que a própria denominação em chinês quer dizer leão, seja uma das raças que até hoje é tão adorada em toda a China.
Independente de muita gente se confundir entre o Shih-Tzu e o Lhasa Apso, há uma série de diferenças que diferencia estas duas espécies, a começar pelo seu surgimento. Independente de ter suas raízes inclusive no Tibete, a espécie Shih-Tzu foi criada na China, onde esses cães habitavam nos palácios imperiais. Os primeiros exemplares foram levados ao ocidente depois da China se tornar uma república, embora a primeira importação da espécie pela Inglaterra tenha sido registrada somente no ano de 1931. O Kennel Clube Britânico concedeu o certificado para a espécie em 1940.
Aspectos Físicos do Cão da Espécie Shih-Tzu
O Shih-Tzu é um cão minúsculo que pode ser de aproximadamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que apresentam a testa e a extremidade da cauda brancas. Seu pelo é extenso no topo e condensado na parte de baixo. No momento em que o cão é mais velho, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência encantadora.
Seu crânio e seu rabo são erguidos, o que dá um ar de confiança para a raça. Os olhos são escuros, enormes e circulares, inseridos bem separados, entretanto não protuberantes. O corpo é maciço e levemente extenso. Apresentam uma ótima constituição física embaixo do pelo sedoso.
Os Shih-Tzus possuem os olhos enormes, circulares e com a expressão de lealdade e parceria. As orelhas são cobertas por um cabelo macio que se expande até as pernas da frente. No geral, seus dentes inferiores são mais protuberantes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada para cima. O pelo do Shih-Tzu quase não cai, logo essa raça é uma perfeita opção para quem tem alergia (rinite e afins).
Estrutura Psicológica da raça Shih-Tzu
O Shih-Tzu é um cão muito ativo, atento e afável. É uma espécie considerada independente, mas meiga. Os animais da raça Shih-Tzu demonstram uma personalidade e comportamento que é confiável, afetuoso, vigilante e extrovertida. Apesar de não ter sido criado para a finalidade de guarda, por sua natureza alerta e alto grau de atividade, é também considerado um excelente protetor.
O Shih-Tzu possui a tendência de ser aberto e afável. Por causa de sua natureza essencialmente cordial, os espécimes desta raça são mais condescendentes com crianças, animais e pessoas desconhecidas, e costumam fazer amizade com mais naturalidade. Por outro lado, o cachorro da espécie Shih-Tzu é capaz de se aborrecer com facilidade quando irritado, portanto, levando em consideração que alguns cães podem ser mais dominantes do que outros, é significativo um julgamento flexível nessa questão e um cuidado duplicado pode ser preciso na presença de criancinhas.
Apesar de serem famosos por seu comportamento relativamente independente, nem todos os cachorros da espécie lidam igualmente com a falta do seu proprietário ou de toda a família. Enquanto certos cachorros lidam com serenidade ciclos mais extensos sem a presença dos familiares, outros podem adquirir um temperamento profundamente carente. Os cães bem educados desde cedo, ainda assim, tendem a ser ótimos amigos, amáveis, extrovertidos, de comportamento brando e equilibrado.
Vantagens de Ter um Cão Shih-Tzu
Obviamente, o Shih-Tzu chama a atenção com sua presença, porte soberbo e pelagem requintada. Não tem como não notar e não se fascinar por seu focinho achatado e curto, olhos pretos e amendoados, personalidade companheira e fiel.
Este parceiro por excelência, que um dia foi animal doméstico de imperadores chineses, ama ser o foco das atenções e ser bajulado. Muito amigável, contente e brincalhão, o Shih-Tzu é, sem dúvida, uma das raças caninas mais doces e é aconselhada para uma infinidade de proprietários, sejam eles principiantes, famílias com filhos ou solteiros.
Ele não é um cão de caça, não é um cachorro de guarda e nunca espere que ele vá ser um notável esportista ou atleta. Esse minúsculo cão possui um propósito muito nobre: aproveitar a vida, ser amado e retribuir esse sentimento, a todo o momento pronto para ter carinho. Terminantemente ele é um notável cachorro de interior e no colo.
Independente do que você faça, ele vai estar lá do seu lado, pronto para qualquer condição. Se você estiver cansado, ele vai tirar uma soneca com você; caso esteja limpando o jardim, ele estará inspecionando com toda a atenção. Independente de apresentar uma certa independência de caráter. Para ele, o essencial é estar perto e participando. Com todo este carinho, é de se imaginar que ele não suporte estar sozinho, por causa disso é necessário auxiliá-lo a fim de que não desenvolva impaciência de separação.
Distúrbios usuais do Shih-Tzu
Os cachorros dessa espécie costumam ser chamados cachorros braquicefálicos, que têm focinho achatado, o que quer dizer que poderão ter problemas de respiração de moderados a gravíssimos. Podem ter, desde roncos e espirros, até asfixia tal como infecções. Em determinados casos não bastante incomuns acontecem contaminações de ouvido se não passarem por uma higiene. É um cãozinho que tem predisposição à obesidade e é muito fundamental que se trate dos dentes dele para prevenir problemas periodontais.
É essencial pentear o Shih-Tzu cotidianamente, o que poderá durar em torno de 15 minutos. Vale considerar ainda que você deverá possuir tempo para fazer isto e escovar o pelo irá conservar o cachorro sempre formoso e macio. Geralmente, a franja do Shih-Tzu é presa para evitar que os pelos da testa caiam nos seus olhos.
Como é feito com todas as espécies, principalmente as que residem em apartamentos, é fundamental aparar as unhas do Shih-Tzu já que, se ficarem muito grandes, curvam-se para baixo atrapalhando no momento de passear, podendo causar lesões nas patas.
Como cuidar de um Shih-Tzu
Uma das principais propriedades da raça é sua pelagem abundante e exuberante, que de acordo com o parâmetro da raça pode ser de todas as cores. Ainda assim, a fim de que se mantenha sempre encantador, o Shih-Tzu requer cuidados especiais como escovações diárias, que impedem que os pelos se embaracem e formem embolados.
Um dos principais cuidados de manutenção do pelo é que, antes dos banhos, ele seja desembaraçado, pois após o banho os nós que eventualmente se formarem ficam muito mais difíceis de serem tirados. Àqueles que não têm calma de cuidar de pelos compridos, a alternativa é manter o Shih-Tzu sempre tosado. E necessita-se evitar banhos contínuos a fim de que o pelo não resseque.
Qualquer cão, de qualquer espécie, é capaz de desenvolver comportamentos destrutivos caso esteja desapontado, sem praticar atividades físicas e sem viver uma vida equilibrada. Atividades físicas diárias, embora o cachorro não necessite gastar bastante energia, são fundamentais.
Os Filhotes do pet Shih-Tzu
Os filhotes são muito brincalhões, todavia assim como os adultos não amam as brincadeiras mais brutas. No caso das crianças, as brincadeiras com os filhotes precisam de ser supervisionadas continuamente a fim de que os cachorros não se machuquem.
Visto que escovações farão parte da vida deles, precisam de ser acostumados o mais cedo possível ao ritual de beleza. Inúmeros filhotinhos de Shih-Tzu que estão se aproximando de um ano de vida, tendem a modificar de pelagem. Durante este período, eles perdem muito pelo, por isso mantenha a escovação diária. Felizmente, esta é uma condição que dura aproximadamente 3 semanas.
O adestramento de disciplina precisa ser começado o quanto antes, visto que um Shih-Tzu mal-acostumado na primeira infância, comumente, será um cão bastante mimado e temperamental quando adulto.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.