Skip to content
Cães e PetsO mundo dos Cães e Pets em geral
  • Início
  • Outros

Entenda tudo a respeito do Schnauzer

03/01/2018 0 comentários Artigo Raças de Cães

Da família dos Terriers, o Schnauzer (acredite se quiser) foi originalmente criado como caçador de roedores nas terras alemãs dos anos 1300.
Alertas e espertos, foram utilizados como carregadores de provimentos da Cruz Vermelha ao longo da 1ª Guerra Mundial.
Aquele cheirinho de “cão molhado” (muito desgradável) vem do constante contato da língua com a barbinha dele.

O Surgimento do Maravilhoso Schnauzer na História

guia-schnauzer Originado da Alemanha, o Schnauzer Standard foi a matriz às duas outras variedades da raça (Miniatura e Gigante). Em concordância com uma tese colocada no The Complete Dog Book, a espécie, na realidade, poderia ter como origem os Pinschers e seriam, a princípio, conhecidos como Pinschers de Pelo Duro.
Existe também uma grande controvérsia abrangendo o próprio vocábulo Schnauzer, que algumas correntes defendem que seja uma palavra inglesa e não de origem alemã. De qualquer forma, o vocábulo foi admitido legalmente em 1907, com a criação do Bavarian Schnauzer-Klub, em Munique. O primeiro padrão da raça, criado pelos alemães, levava em consideração a influência dos chamados “Pinschers”, que eram achados em toda a Alemanha e executando uma ampla variedade de atribuições.
Independente de ser a “sede” das demais diversidades, o Schnauzer Standard perdeu campo para os cachorros pequenos logo após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que estes passaram a superar seus ancestrais em quantidade de registros.

Características Físicas do Cachorro da Espécie Schnauzer

O Schnauzer é um cão de porte médio, estrutura quadrada e os machos parecem um tanto mais baixos que as cadelas. Seu caráter bonachão demonstra-se no desejo de se divertir e na disposição dócil que tem com as crianças. É um cachorro muito afetivo com todos de casa, mas receoso com pessoas que nunca viu e não faz amizade com facilidade. Na ausência do proprietário é incorruptível.
Os órgãos sensoriais da espécie Schnauzer são profundamente desenvolvidos. É prudente, tem bastante boa vontade ao adestramento, é extraordinariamente leal e atencioso. Tem grande resistência a doenças e adversidades. Os olhos são pretos e ovais. A cauda alta, levada conforme o temperamento da raça. Sua pelagem é rígida, o pelo é resistente e denso.
A principal qualidade do pelo dos cães desta espécie é o pelo no formato de barba dura e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo dos cães da raça Schnauzer é mais curto que em qualquer outra parte do corpo e é endurecido sobre toda a cabeça.

O gênio do Schnauzer

Os Schnauzers possuem temperamento alerta e são fiéis ao seu dono. Enquanto o Miniatura é bem apreciado como cachorro de acompanhamento, o Stantard – por causa do seu porte – é capaz de executar, efetivamente, as atribuições de cachorro de guarda.
Profundamente dedicado aos donos, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e bastante energia, que precisa de um dono experiente. Apesar de não exigir tanto o contato físico de seu dono, se pode dizer que é um cachorro que estará constantemente por perto.
Vivaz, firme e muito atrevido, o Schnauzer não é um cão que late demasiadamente. No livro “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, o Schnauzer Standard ocupa a décima oitava posição no ranking geral de inteligência para o trabalho e é capaz de efetuar uma enorme diversidade de funções, como as de cachorros farejadores, pastores e até a função de busca e salvamento de vítimas.
Menos dinâmico e latidor do que o modelo Miniatura, o Schnauzer Standard é ainda por cima um cão musculoso e bastante resistente, tendo potencial de acompanhar seu dono em toda atividade. Em função do seu instinto instinto de proteção, necessita de ser socializado desde filhotinho para que não se torne um cachorro hostil.
Com crianças, até por seu porte maior, precisará de ser mais condescendente. Em razão de sua resistência, rapidez e capacidade de aprendizagem, diversos Schnauzers destacam-se na prática do agility, esporte que pode contribuir para instituir um melhor controle pelo dono.
Os Schnauzer Standard só apresentam duas variações de pigmentações: o comum sal e pimenta, a pigmentação mais habitual, e o escuro, que é mais raro.

Benefícios de Ter um Cão Schnauzer

Além de sagaz, o Schnauzer ainda costuma ser um cão robusto. Não chega a ser um animal que, obrigatoriamente, vai carecer de grandes quantidades de atividade física durante o dia a fim de conseguir manter-se com boa saúde, porém ele adora um bom passeio e de uma corrida de vez em quando.
Como é um cachorro que geralmente é muito vigilante, ele é atento e sabe usar isto a seu proveito com relação a tomar conta de seu espaço e do espaço de seus familiares. Por isso é um cachorro muito útil para manter em residências, por exemplo, uma vez que ele sempre irá avisar quando algo estiver acontecendo de errado.

Enfermidades habituais do Schnauzer

Os problemas mais usuais à raça são a Atrofia Gradativa da Retina, que tem grande chance de causar perda completa de visão; inflamações urinárias e renais – os sintomas mais comuns são uma alta frequência de urina e o surgimento de sangue quando está urinando. Existem muitos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins. Pancreatite – supostamente relacionado ao fato de os Schnauzers Miniatura terem grande teor de gordura no sangue. Os sintomas mais comuns são o vômito e a diarreia. Muitos apresentam ainda fortes dores no abdome, suscitando letargia e depressão.
Existem casos registrados de Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais propícias do que os machos e os sintomas são aumento da absorção de água, urina e ganho de peso. Hipotireoidismo – geneticamente herdada, atinge o metabolismo ocasionando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
Os Schnauzers podem apresentar, inclusive, alguns problemas de pele, provavelmente relacionados à alergia ou à falta de proteínas da ração.

Cuidados da Raça Schnauzer

Com o corpo repleto de pelos, os donos têm que ter um pouco de atenção. Não vai ser preciso fazer com que o cão passe pelo processo de escovação muito reiteradamente, entretanto é extremamente sugerido que ele seja escovado vez ou outra ao longo do mês para que não ocorra nenhum tipo de nó. Ainda por cima, no caso dos que têm pelos mais claros, é fundamental obter certos produtos específicos com o intuito de manter o pelo sem as manchas que surgem ao longo da vida.
Como a pelagem é bastante específica, precisa de ser banhada uma vez a cada mês com um shampoo apropriado para cães, uma vez que costumam sofrer de alergias na pele. Também é significativo penteá-los a cada semana para que pareçam bem melhor.
Tal como outra raça, a alimentação deverá ser fornecida dependendo da etapa em que o Schnauzer se encontre, balanceando em todo o tempo a ingestão de alimentos com a prática física com o intuito de manter o cão com ótima saúde.
Não importa se tem a espécie pequena ou a grande, o Schnauzer é dinâmico por natureza, e tem necessidade de uma certa quantidade de atividade física diária, caminhar, brincar ou relacionar-se com outras espécies num parque de cachorros, por exemplo.
Não se esqueça de levar o cachorro para o veterinário duas vezes por ano com o objetivo de fazer uma revisão do seu estado geral de saúde.

Os Filhotes do Schnauzer

filhotes-schnauzer O filhote nasce com a pelagem escura, entretanto é capaz de se verificar a futura coloração depois do exame do subpelo. Caso seja claro, é um sal e pimenta e clareará até atingir a pigmentação definitiva em torno dos 8 meses, caso seja preto, um preto e prata se tiver as marcações características. O filhotinho deve ter o corpo quadrado, os olhos pretos e o focinho deve ser escuro. O corte da cauda tem que ser executado na primeira semana de vida. O novo parâmetro estabelecido pelo Clube Alemão da raça, proíbe a amputação de rabos e orelhas.
Por serem cães demasiadamente ativos e espertos, é muito essencial que o dono se imponha o mais cedo possível e corrija imediatamente os comportamentos indevidos, como latir em demasia e morder. Aulas de obediência podem ser bastante proveitosas, em especial considerando sua aptidão de aprender rapidamente.
Em termos de conservação, os Schnauzer Standards carecem, como o Gigante e o Miniatura – de tosas esporádicas para que mantenham limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal. Não costuma cair o pelo e nem tem cheiro ruim.

Tags: schnauzer

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Categorias

  • Outros
  • Raças de Cães
  • Videos

Posts recentes

  • Tosa Yorkshire Macho
  • Quando os caozinhos realmente param de crescer?
  • O amado Shih-Tzus
  • Shar Pei – Conheça mais sobre
  • Entenda tudo a respeito do Schnauzer

Tags

pug schnauzer

Copyright Cães e Pets 2022 | Theme by ThemeinProgress | Proudly powered by WordPress